Ações devem fechar em alta com Wall Street tangenciando tarifas de Trump

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 10 de fevereiro de 2025 – Os principais índices de ações do mercado dos EstadosUnidos devem fechar o pregão em alta, à medida que os investidores olham além das novas ameaçastarifárias do presidente norte-americano Donald Trump, incluindo novos impostos sobre asimportações de aço e alumínio.

Os investidores analisam a promessa recente de Trump de impor tarifas adicionais de 25% sobre oaço e o alumínio de todos os países, com o anúncio oficial esperado para hoje.

As novas tarifas sobre metais devem beneficiar as siderúrgicas dos Estados Unidos, cujasações dispararam. Os papeis da Cleveland-Cliffs, Nucor e US Steel registram fortes altas, assimcomo as ações da produtora de alumínio Alcoa.

Investidores encaram tarifas como tática de negociação

A medida representa mais uma escalada na rápida reformulação da política comercial de Trumpe aumenta as chances de uma guerra comercial, depois que as tarifas contra os parceiros comerciaisEstados Unidos, Canadá e México foram pausadas na semana passada.

Enquanto isso, o mercado espera que Trump anuncie tarifas recíprocas sobre todos os parceiroscomerciais, que possam igualar os impostos cobrados sobre produtos dos Estados Unidos por cadapaís.

No entanto, os ganhos de hoje indicam que os investidores estão se acostumando com asinvestidas comerciais de Trump. Alguns analistas de Wall Street acreditam que muitos já veem osanúncios como meras táticas de negociação.

Ainda assim, o mercado está preocupado com o fato de que a crescente lista de aumentostarifários pode elevar a inflação, o que poderia retardar cortes nas taxas de juros. O índice depreços ao consumidor (CPI) de janeiro, que será divulgado na quarta-feira, será observado deperto em busca de pistas, juntamente com as atualizações sobre as vendas no varejo desta semana.

A pesquisa mais recente do Fed de Nova York, divulgada nesta segunda-feira, mostrou que asexpectativas de inflação dos consumidores para o longo prazo subiram para 3%, o nível mais altodesde maio de 2024.

Semana agitada para os balanços corporativos

No cenário corporativo, 78 empresas do S&P 500 devem divulgar seus resultados nesta semana. Asações do McDonald’s subiram após a empresa superar as expectativas com o crescimento das vendasem lojas já estabelecidas. Nos próximos dias, Coca-Cola, Super Micro Computer e Airbnb tambémapresentarão seus balanços.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos por voltade 17h15 (de Brasília):

Dow Jones: +0,32%, 44.442,65 pontos

Nasdaq 100: +1,10%, 19.739,0 pontos

S&P 500: +0,72%, 6.069,53 pontos

Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo