Beg Destilaria leva título de melhor gin do mundo com o New World Navy e prevê faturamento 60% maior em 2024: R$ 8 milhões
No mundo do gin, marca de Campinas (SP) está no topo
Crédito: Chandlervid/Pexels
Fabricante de gin localizada em Campinas (SP) recebe a medalha de duplo ouro com o rótulo New World Navy na International Spirits and Wine Competition, em Londres
O que era apenas um hobby de quatro amigos se torna um negócio que coleciona premiações e multiplica faturamento todo ano
Por Naira Zitei
Sai de uma destilaria instalada na sede de uma fazenda do século 19, no bucólico distrito de Joaquim Egídio, em Campinas (SP), um orgulho nacional ainda desconhecido do grande público. A Beg Destilaria. A mais recente honraria dada a essa fabricante de gin é a cobiçada medalha de duplo ouro da International Spirits and Wine Competition (IWSC), em Londres, para o rótulo Beg New World Navy. O duplo ouro significa receber nota máxima na bancada inicial de jurados e também na segunda bancada, que reavalia todos os produtos com medalha de ouro. A pontuação chegou a 98 de 100, acima de todos os demais em sua categoria. Resumindo, no topo do mundo – e apenas outro quatro receberam ouro duplo este ano. A alta qualidade resulta em receitas ascendentes. Em 2023, a Beg Destilaria teve faturamento de R$ 5 milhões e espera fechar este ano com R$ 8 milhões (+60%). No ano que vem, projeta outro salto (+150%) e chegar aos R$ 20 milhões.
Colecionar prêmios está no DNA da Beg. Já são mais de oito dezenas desde 2018 – a destilaria foi fundada em 2015. Ao anunciar a premiação duplo ouro da IWSC, a revista Forbes tratou o Beg New World Navy como realeza da nova geração. No artigo sobre o prêmio, escrito pelo renomado colunista de bebidas Josef V. Micallef, o rótulo é descrito de forma entusiasmada. “Com seus sabores ousados e mistura única de botânicos tradicionais e locais, oferece uma experiência de sabor que reflete o caráter vibrante e diverso do Brasil”, escreveu Micallef. Ele chamou o New World Navy de “perfeito” para coquetéis clássicos ou apreciado puro, e faz quase uma intimação: “É uma experiência obrigatória para os entusiastas de gin que buscam algo novo e emocionante.”
Arthur Flosi, cofundador e CEO da Beg, diz que o diferencial da marca é “a qualidade do álcool e quanto os botânicos conversam entre si para que fique uma bebida equilibrada”. A destilaria segue um processo rigoroso e meticuloso para chegar a um gin superpremium e artesanal. Receita que mistura tradição e modernidade. A empresa descreve esse compromisso e respeito à história. “A essência britânica é meticulosamente recriada com zimbro, semente de coentro e raiz de angélica, proporcionando o caráter seco e as notas frutadas típicas de um London Dry clássico.” Mas igualmente acrescenta inovação e certa ousadia. “Nossa paixão pelo Brasil se manifesta nos botânicos exclusivos” – e estes incluem folhas de pitangueira e sabugueiro-do-Brasil, além de cardamomo, canela, capim santo, cascas de limão taiti, laranja lima e mexerica.
HOBBY – A fórmula de sucesso da Beg nasceu em 2012 de um hobby de amigos que se tornou negócio. Flosi sempre gostou da bebida e decidiu aprender a fazer em casa. Em uma festa da época da faculdade, levou algumas garrafas do gin feito por ele mesmo e, pela qualidade do produto, o incentivaram a transformar o conhecimento em um alambique. “Naquela época, mal existia gin no mercado. Eu sustentava meu hobby por meio de viagens e foi assim que entendi a diferença de um produto artesanal e um industrializado”, disse Flosi. Ele e três amigos se juntaram para colocar a Beg de pé. “Decidi entrar nesse mercado porque percebi que havia público no Brasil, só não havia produto de qualidade.”
Mas o projeto da Beg Destilaria saiu do papel apenas três anos mais tarde, em 2015, por causa das licenças para operar. “A ideia era abrir uma destilaria boutique e produzir em pequena escala com uma qualidade excepcional”, disse o CEO. No entanto, com a febre do gin, que segundo ele começou em 2018, o cenário mudou. Houve crescimento de 350% nas vendas daquele ano e, no seguinte, mais 200%. “Tivemos de aumentar a produção. Investimos R$ 2 milhões em um novo espaço e subimos em 500% a capacidade produtiva na destilaria.” Tudo sem perder o foco no artesanal e na qualidade. O enxuto portfólio anunciado no site tem quatro rótulos de gin – Brazilian Boutique Dry Gin, Concentrated, Morden & Tropical e New World Navy. Todos saem com garrafas numeradas. Atualmente, o alambique trabalha com apenas 35% da capacidade máxima de produção. Flosi diz que há muito a crescer. “Queremos aumentar o market share, que hoje não chega a 1%.”
EXPERIENCE – A fama internacional da marca ainda não se reproduz à altura no mercado nacional. Tanto que a Beg continua sendo uma marca restrita aos iniciados. Numa pesquisa no Google Trends (últimos 90 dias), as buscas se restringem a Campinas (90%) e São Paulo (10%). Todo o restante é o potencial de crescimento para aumentar a presença da Beg pelo Brasil. E para aqueles que estão próximos a Campinas, cidade a 90km de São Paulo, há outra vantagem, a Beg Experience. No programa, qualquer adulto pode fazer um passeio pela destilaria, conhecer o processo de fabricação e produzir o seu próprio gin, escolhendo a fórmula e os ingredientes aromáticos. Um jeito de se tornar Master Distiller por uma tarde. O preço unitário é de R$ 370 – com um acompanhante, R$ 420. E cada um sairá de lá dono da própria e autoral garrafa. Um Beg personalizado.