São Paulo, 10 de fevereiro de 2025 – Os preços dos contratos futuros do petróleo operam emalta nesta segunda-feira, com os investidores analisando os impactos das tarifas de 25% dopresidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o aço e alumínio.
“Os mercados estão avaliando se esses movimentos são táticas de barganha ou uma mudançaestrutural na política comercial”, dizem os analistas da Saxo.
“É a incerteza tarifária que é o nome do jogo. Isso afeta o apetite ao risco em geral e temefeitos colaterais no petróleo”, disse Harry Tchilinguiran da Onyx Capital. “Após os declínios dasemana passada, algumas pessoas podem estar comprando na queda”.
“Há preocupações de que as tarifas possam prejudicar o crescimento econômico global e ademanda por energia. Mas, à luz do recuo temporário de Trump na semana passada, os investidorespareciam estar ignorando a ameaça de tarifas sobre aço e alumínio por enquanto”, disse o analistada IG Tony Sycamore.
“O mercado percebeu que as manchetes sobre tarifas provavelmente continuarão nas próximassemanas e meses”, disse ele, acrescentando que há uma chance igual de que elas sejam revogadas ouaté mesmo aumentadas em algum momento no futuro próximo.
As sanções impostas ao comércio de petróleo russo em 10 de janeiro interromperam ofornecimento de Moscou aos seus principais clientes, China e India.
O governo norte-americano também intensificou a pressão sobre o Irã na semana passada, com oTesouro dos EUA impondo novas sanções a alguns indivíduos e petroleiros que ajudam a enviarpetróleo bruto iraniano para a China.
“Essas sanções ao Irã e à Rússia estão apertando o mercado”, disse o analista do SEBBjarne Schieldrop. “O aumento dos preços do gás natural também está contribuindo para os ganhosdo preço do petróleo ao impulsionar a demanda por combustíveis mais baratos”, ele acrescentou.
Por volta de 9h32 (horário de Brasília), o preço do contrato do petróleo WTI negociado naNymex com entrega para março subia 1,32%, cotado a US$ 71,93 o barril. Já o preço do contrato doBrent negociado na plataforma ICE, com entrega para abril avançava 1,27%, cotado a US$ 75,62 obarril.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA