São Paulo, 29 de janeiro de 2025 – A secretária do Departamento de Segurança Interna dosEstados Unidos (DHS), Kristi Noem, decidiu cancelar a prorrogação das autorizações depermanência temporária para venezuelanos no país, informou o New York Times nesta quarta-feira,citando um documento ao qual teve acesso.
Em 17 de janeiro, quando ainda era candidata ao cargo, Noem declarou que a administração doex-presidente Donald Trump não renovaria as autorizações de permanência temporária concedidas aestrangeiros por razões humanitárias, incluindo refugiados da Ucrânia e da Venezuela.
O governo Trump revogou a extensão das proteções contra a deportação que o presidenteJoseph R. Biden Jr. havia concedido a mais de 600 mil venezuelanos que já estavam nos EstadosUnidos, destacou o New York Times.
Segundo o jornal, venezuelanos que obtiveram o Estatuto de Proteção Temporária (TPS) em 2021poderão permanecer no país até setembro, enquanto aqueles que receberam o benefício em 2023terão o status válido pelo menos até abril.
A reportagem, no entanto, não especifica se a decisão também afeta cidadãos ucranianos.
Larissa Bernardes- larissa.bernardes@cma.com.br (Safras news)
Copyright 2025 – Grupo CMA