São Paulo, 10 de fevereiro de 2025 – A CCR, em continuidade ao Fato Relevante divulgado em 30 deoutubro de 2024, informa que foi celebrado, na última sexta-feira (7), por sua controladaConcessionária Rota Sorocabana S.A. (CCR Rota Sorocabana) e o Estado de São Paulo, com ainterveniência-anuência da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte doEstado de São Paulo (Artesp) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o Contrato deConcessão oriundo do Edital de Concorrência Internacional, cujo objeto consiste na exploração dainfraestrutura e da prestação dos serviços públicos de ampliação, operação, conservação,manutenção e realização dos investimentos necessários para a exploração do sistemarodoviário Lote Rota Sorocabana. A Concessão terá um prazo de 30 anos, contados a partir daassinatura do Termo de Transferência Inicial, nos termos do Edital.
O lote é constituído pelo conjunto de pistas de rolamento, suas respectivas faixas de domínio,edificações, instalações e equipamentos, incluindo os acessos e interligações, composto por:
I – Sistema Existente: a) Rodovia SP-079, do Km 97+650 ao 213+565; b) Rodovia SP-250, dos Kms 45+000ao 68+700, 70+994 ao 101+180 e 102+280 ao 176+550; c) Rodovia SP-264, do Km 102+050 ao 143+525; d)Acesso SPA 103/079, do Km 0 ao 2+495; e) Acesso SPA 104/079, do Km 0 ao 11+800; f) Acesso SPA160/250, do Km 0 ao 15+900; g) Acesso SPA 053/280, do Km 0 ao 8+800; h) Avenida Antônio Falci,localizada no Município de Ibiúna/SP
II – Sistema Remanescente: a) Rodovia SP-075, do Km 0 ao 15+695; b) Rodovia SP-270, dos Kms 34+065ao 59+435, 63+265 ao 87+655 e 88+675 ao 115+760; c) Rodovia SP-280, dos Kms 54+140 ao 79+740; d)Interligação SPI 060/270, do Km 0 ao 3+837; e) Interligação SPI 087/270, do Km 0 ao 2+018; f)Interligação 091/270, do Km 0 ao 6+165.
“A assinatura do Contrato de Concessão representa a concretização de mais uma importante etapa doplanejamento estratégico do Grupo CCR, que visa o seu crescimento qualificado, disciplina decapital, agregar valor aos acionistas e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico eambiental das regiões onde atua”, disse a CCR, em fato relevante enviado à Comissão de ValoresMobiliários (CVM).
Leilão
Em outubro de 2024, o Grupo CCR foi o vencedor do leilão da concessão rodoviária da RotaSorocabana, que abrange 460 quilômetros em 12 vias na região sudeste do estado de São Paulo. Ocontrato, com duração de 30 anos, irá demandar investimentos de R$ 8,8 bilhões em obras demelhorias e modernização das condições viárias. O resultado do certame reforça a presença e aliderança do Grupo CCR em São Paulo, região onde a Companhia tem ampla experiência na gestão deconcessões rodoviárias.
O critério para definição do ganhador do leilão, realizado pela Agência de Transporte do Estadode São Paulo na sede da B3, foi o do oferecimento do maior valor de outorga fixa a ser paga aogoverno de São Paulo para a prestação do serviço. O Grupo CCR venceu com um lance de R$ 1,601bilhão.
Os R$ 8,8 bilhões de investimentos previstos no contrato de concessão serão aplicados naduplicação de 98 quilômetros de vias, na implantação de 52 quilômetros de faixas adicionais,em novas marginais, na construção de acessos e em obras de infraestrutura viária, entre outras.Ao todo, serão criados 24 mil empregos diretos e 11 mil indiretos, além de 37 mil postos detrabalho pelo efeito de geração de renda.
Esta conquista está em linha com a nossa estratégia de investimento no segmento rodoviário,ampliando a extensão do nosso portfólio no estado de São Paulo, bem como o prazo médio dosnossos contratos de concessão no setor. Além disso, reforçamos a nossa liderança em uma regiãoonde já administramos algumas das principais rodovias, temos um grande conhecimento do dinamismo domercado e onde gostamos de operar, afirma o presidente da CCR Rodovias, Eduardo Camargo.
Fortalecimento do portfólio paulista
Alguns trechos das rodovias leiloadas hoje já são operados pelo Grupo CCR, por meio da CCRViaOeste. São eles: SP-280 (Castello Branco – entre as cidades de Osasco e Itu), SP-075 (Castelinho- entre as cidades de Sorocaba, do Km 0 ao 11, e Itu, do Km 11 ao 15), e SP-091/270 (Dr. CelsoCharuri). Estes pontos, situados em áreas rurais do interior paulista, estão incorporados aocontrato de concessão da Rota Sorocabana.
Com o resultado do certame, outras oito rotas passaram a compor a concessão da Companhia:SPI-087/270; SPI-060/270; SP-079; SPA-053/280; SPA-103/079; SPA-104/079; SP-264; e SPA-160/250,atualmente administradas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão ligado ao governode São Paulo.
Além da CCR ViaOeste, que deixará de existir a partir de março de 2025, quando se encerra o atualcontrato de concessão, o Grupo CCR opera no Estado de São Paulo por meio da CCR AutoBAn, da CCRRodoAnel, da CCR SPVias, da CCR RioSP (concessão federal) e da RenoVias.
A Companhia está ainda presente no Rio Grande do Sul (CCR ViaSul), em Santa Catarina (CCRViaCosteira), no Rio de Janeiro (CCR ViaLagos, ViaRio e CCR RioSP) e no Mato Grosso do Sul (CCRMSVia). Com a vitória no leilão, a extensão do portfólio da CCR Rodovias passa de 3,615 milquilômetros para 3,906 mil quilômetros, por meio de 11 concessionárias estes números jádesconsideram a CCR ViaOeste.
Obras e melhorias
Ao todo, 17 municípios do interior paulista serão beneficiados com os investimentos na RotaSorocabana: Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Cotia, Ibiúna, Itu, Juquiá, Mairinque,Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sorocaba, Tapiraí,Vargem Grande Paulista e Votorantim.
Entre as melhorias previstas, está a conclusão da duplicação da Rodovia Bunjiro Nakao (SP-250)em dois trechos, entre Vargem Grande e Ibiúna, e entre Ibiúna e Piedade. A mesma via terácorreção de traçado na região de Sorocaba. Já a Rodovia João Leme dos Santos (SP-264) seráduplicada no trecho de Salto de Pirapora.
Ainda na região de Sorocaba, serão criadas faixas adicionais na Rodovia Raposo Tavares (SP-270) eno trecho de ultrapassagem entre Piedade e São Miguel Arcanjo da Rodovia Antunes Soares (SP-079).Esta via também receberá intervenções visando à segurança dos motoristas no trecho de serra,que liga Salto a Juquiá, com a construção de faixas adicionais na subida, acostamento, rampa deescape e melhoria na iluminação. Por fim, haverá uma obra para um contorno em Juquiá, no trechourbano da SP-079 que faz ligação com a Régis Bittencourt.
Também ganharão faixas a mais as rodovias Castelinho (SP-075), entre os km 0 e 6,5, e CastelloBranco (SP-280), entre os km 54 e km 79. O projeto prevê ainda a construção de 18 passarelas, aimplantação de 7 quilômetros de avenidas marginais, obras de contornos viários e a instalaçãode 41 pontos de ônibus.
Além disso, a concessão contará com investimentos em tecnologia com a introdução do sistema depedágio eletrônico (free-flow), com tarifas que poderão variar de R$ 2,49 a R$ 8,93, a dependerdo trecho. Os motoristas serão beneficiados ainda com o Desconto do Usuário Frequente, disponívelpara quem trafegar a partir de mais de dez vezes pelo mesmo trecho. Estes contarão com redução de10% no valor cobrado. Já quem passar pelo mesmo local a partir da 21 vez, terá desconto de 20%.Também terão abatimento de 5% aqueles com tags instaladas nos veículos.
Expansão dos investimentos
Atualmente, o Grupo CCR está executando um investimento de R$ 28 bilhões em suas rodovias. Entreas obras em andamento estão a ampliação da capacidade de tráfego da Rodovia Presidente Dutra, aimplantação de vias marginais e faixas adicionais na Rodovia Presidente Castello Branco, aduplicação da Rodovia Raposo Tavares no trecho entre as cidades paulistas de Mairinque, Sorocaba eSão Roque.
Há ainda a duplicação do maior trecho da BR-386, na chamada Estrada da Produção, no Rio Grandedo Sul, o recapeamento do asfalto do Sistema Anhanguera-Bandeirantes, entre a capital e o interiorpaulista, e a ampliação e a modernização da Rio-Santos (BR-101), no trecho entre Ubatuba (SP) eo Rio de Janeiro.
Ao todo, o Grupo CCR está realizando um programa de investimento de R$ 33 bilhões em suas trêsplataformas de atuação (Rodovias, Mobilidade Urbana e Aeroportos), o maior da história de 25 anosda Companhia.
As informações partem da CCR.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
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