SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um naufrágio no norte da França deixou pelo menos dez migrantes mortos nesta terça-feira (3), segundo o jornal local La Voix du Nord. A embarcação, que levava cerca de 70 pessoas, tentava atravessar o Canal da Mancha, que separa o país do Reino Unido, quando virou.
De acordo com o jornal, uma grande operação tenta resgatar 50 pessoas no local. A guarda costeira britânica não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da agência de notícias Reuters.
O Canal da Mancha é uma das rotas marítimas mais movimentadas do mundo, apesar dos perigos que as fortes correntes marítimas impõem a barcos pequenos. Em agosto, duas pessoas foram encontradas mortas depois que uma embarcação com migrantes enfrentou dificuldades na travessia.
Segundo a emissora CNews, o ministro do Interior da França, Gérald Darmanin, deve ir ao local mais tarde, em um sinal da gravidade da situação. Combater a imigração ilegal tem sido uma prioridade para os governos britânico e francês nos últimos sete dias, mais de 2.000 pessoas chegaram ao Reino Unido, de acordo com dados de Londres.
Na semana passada, o presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, comprometeram-se a trabalhar de forma mais coordenada para desmantelar rotas de contrabando de migrantes.