Santander atualiza ações nas carteiras Ibovespa+, Small Caps, Dividendos e Empresas Americanas de fevereiro

Uma image de notas de 20 reais

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

São Paulo, 3 de fevereiro de 2025 – O Santander divulgou a carteira recomendada Ibovespa + com atroca de um ativo (Weg substituindo a Raia Drogasil). Com isso, a carteira ficou com as seguintesações: Banco do Brasil, CCR, Cyrela, Itaú Unibanco, JBS, Multiplan, Petrobras, Sabesp, Totvs,Vale e Weg.

Segundo o relatório, apesar de seguir com uma visão positiva a médio/longo prazo para RaiaDrogasil, inclusive com recomendação oficial de Compra, o Santader acredita que o momento de curtoprazo poderá ser marcado por revisões baixistas de lucro pelo consenso. Em janeiro, as ações daRADL tiveram desempenho abaixo do Ibovespa, principalmente por conta de: risco concorrencial com opleito de supermercados e atacadistas passarem a comercializar remédios em suas prateleiras; ereajuste de preços dos medicamentos controlados (regulamentado pelo CMED) potencialmente menor doque o esperado, o que poderia ter um impacto ligeiramente negativo para os resultados em 2025.”Embora acreditemos que as tendências seculares de crescimento irão se sobrepor a esses ventoscontrários, ainda assim optamos por retirar a ação do portfólio e reavaliar uma nova entrada nummomento mais oportuno”, comentou o Santander.

Já a inclusão da Weg, a análise ressaltou que, no curto prazo, a queda de 8% das ações da WEG(no pregão do dia 27/janeiro) como um ponto de entrada interessante. A queda foi motivada pelanotícia de que uma start-up chinesa, a DeepSeek, havia lançado um novo modelo de inteligênciaartificial com custos significativamente menores se comparados ao ChatGPT. Apesar de o cenáriocompetitivo para a tese de IA estar suscetível a novos players (e estruturas de custo diferentes),é possível notar que a WEG não possui uma exposição direta à tese de IA indiretamente, atemática poderia impulsionar as vendas de transformadores, mas é importante lembrar que a suautilização não se limita à IA, sendo um insumo importante para investimentos em energiarenovável, por exemplo. Por fim, a ameaça do DeepSeek ao ChatGPT (e outras IAs generativas) nãonecessariamente reduzirá os investimentos em data centers e eletrificação nos próximos anos,garantindo ainda uma avenida de crescimento importante à Weg.

DIVIDENDOS

O Santander divulgou também a carteira recomendada Dividendos com a troca de um ativo (CPFL Energiasubstituindo a Alupar). Com isso, a carteira ficou com as seguintes ações: B3, Banco do Brasil,Copel, CPFL Energia, Cury, Itaú Unibanco, Petrobras, Porto Seguro, Telefônica Brasil e Vale.

Segundo o relatório, apesar de seguir com uma visão positiva a médio/longo prazo para Alupar,inclusive com recomendação oficial de Compra, o Santander optou por substituí-la por CPFLEnergia, que oferece uma melhor distribuição de proventos à frente (dividend yield de 8-9%esperado para 2025 vs. 3,6% em Alupar).

Já inclusão da CPFL Energia, a análise apontou que esperam uma geração de fluxo de caixa fortee estável para os próximos 3 anos (FCFE médio de 8,5%), beneficiando-se da sua diversificaçãode portfólio e baixo risco em todos os segmentos. No negócio de distribuição, a CPFL estápresente em regiões de alta renda (baixa inadimplência e perdas) e exposição aos pontoscríticos de data center. Na geração, a empresa tem menor exposição aos preços de energia delongo prazo e GSF. Na transmissão, além de suas características de proteção contra inflação efluxo de caixa estável e previsível, a empresa poderia possivelmente aumentar a receita por meiode novos investimentos. Por fim, a empresa tem cerca de 80% das receitas atreladas ao IGP-M,reduzindo o risco de depreciação do câmbio.

EMPRESAS AMERICANAS

O banco também atualizou sua carteira de BDRs (Brazilian Depositary Receipts), que são valoresmobiliários atrelados a ativos no exterior, como ações de empresas estrangeiras ou ETFs (ExchangeTraded Funds). Para o mês de fevereiro, foi elevado a participação de Apple no portfólio (de 5%para 7%), financiada com a redução das participações em Eli Lilly (de 6% para 5%) e UnitedHealth(de 6% para 5%). Adicionalmente, deixaram a carteira os BDRs da NextEra Energy e entraram os daEaton Corporation (+6%). Com isso a carteira de fevereiro é formada pelas seguintes ações:Microsoft, JPMorgan Chase, NVIDIA, Visa, Apple, Amazon, Google, General Electric Aerospace,Berkshire Hathaway, Brookfield Corporation, Eaton Corporation, Eaton Corporation, Eli Lilly, BookingHoldings e Chevron.

A Carteira Empresas Americanas obteve desempenho negativo no mês de janeiro, caindo 0,59%,performance superior ao índice S&P 500 em reais ( -2,07%) e inferior ao índice Dow Jones em reais(-0,03%). Os destaques positivos do mês ficaram por conta das posições em General ElectricAerospace (+14,80%), JPMorgan Chase (+6,23%) e Visa (+4,97%), enquanto as posições em NVIDIA(-14,59%), Booking Holdings (-8,37%) e Apple (-6,45%) foram os principais detratores de resultado.

A Eaton Corporation é uma empresa global de gerenciamento de energia que desempenha um papelfundamental na infraestrutura elétrica, atendendo a setores críticos como data centers, utilities,transporte, manufatura e construção. Sua atuação está diretamente ligada a tendênciasestruturais de longo prazo, como eletrificação, digitalização e eficiência energética, queestão ganhando ainda mais relevância com o avanço da inteligência artificial generativa (IA).

Segundo o Santander, o crescimento acelerado da IA está impulsionando uma demanda sem precedentese capacidade computacional – o que, por sua vez, aumenta a necessidade de soluções avançadas degerenciamento de energia. A Eaton se beneficia diretamente dessa tendência, pois forneceequipamentos e sistemas essenciais para garantir a eficiência, confiabilidade e escalabilidade dainfraestrutura elétrica desses centros de processamento de dados. Além disso, a transição parafontes de energia mais sustentáveis, a modernização da rede elétrica global e o aumento dosinvestimentos em grandes projetos de infraestrutura, especialmente na América do Norte, fortalecemainda mais a posição competitiva da empresa.

SMALL CAPS

Por fim, o Santander também atualizou sua carteira de Small Caps, com a inclusão da 3tentos nolugar da Marfrig. Com isso, a carteira Small Caps de fevereiro é composta pelas seguintes ações:3tentos, Brava Energia, Direcional, GPS, Iguatemi, Inter, Marcopolo, OdontoPrev, Serena, Vivara eVulcabras.

Segundo o relatório, após o rali das ações em 2024 (+105% vs. Ibov -10%), impulsionado porrevisões altistas dos lucros da BRF, resultados sólidos na América do Sul, vendas de ativos edividendos sólidos, o cenário para as ações da Marfrig ficou mais desafiador em 2025: tanto doponto de vista do ciclo do gado quanto do ponto de vista da alavancagem com a DívidaLíquida/EBITDA potencialmente atingindo 2,8x no fim de 2025, em meio à forte desaceleração nosresultados da América do Sul.

Já a inclusão da 3tentos reflete as contínuas sinergias entre as divisões, com o objetivo defacilitar o business do agricultor na compra de insumos; adoção de novas tecnologias; cultivo denovas safras; e acesso a preços flexíveis. “Reiteramos nossa visão positiva sobre a 3tentos eacreditamos que seu sólido modelo e integração vertical permite maiores volumes e estabilidadeoperacional.”

A análise ressaltou ainda que a empresa divulgou recentemente seus planos de expansão para crescerde 63 lojas para 100 lojas. O foco deve ser o crescimento na região do Vale do Araguaia, em MatoGrosso, onde a concorrência não é tão intensa e deve ajudar a empresa a reforçar os volumes.outro fator que deve impulsionar os resultados da empresa é o aumento do percentual de mistura dobiodiesel para 15% a partir de março.

Emerson Lopes – emerson.lopes@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo