São Paulo, 10 de fevereiro de 2025 – O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), já temconversas informais marcadas para os próximos dias com o Supremo Tribunal Federal (STF) paratratarem do distensionamento da relação entre o Legislativo e o Judiciário e principalmente dasações na corte envolvendo emendas parlamentares. As informações são da CNN.
A maior preocupação do novo presidente do Senado é sobre a ação relatada pelo ministro FlávioDino que tem imposto novas regras de transparência e rastreabilidade na execução das emendasparlamentares. Alcolumbre é um defensor do instrumento e muito do seu poder na casa, segundo seusaliados, decorre do controle desses recursos.
A ideia de Alcolumbre, porém, ainda segundo seus aliados, é tentar algum tipo de acordo sobreemendas antes mesmo da realização da Audiência de Contextualização e Conciliação marcada porDino para o próximo dia 27 de fevereiro. O objetivo é verificar se o Congresso está cumprindo asdeterminações do STF.
Na Câmara, o novo presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) já começou a discutir com líderespartidários soluções para a questão. Além das questões envolvendo transparência erastreabilidade das emendas, há preocupação também na cúpula do Congresso com asinvestigações em curso na Corte sobre irregularidades na utilização dessas emendas. Como mostroua CNN, quase meio bilhão de reais são alvo já do Ministério Público Federal (MPF).
Copyright 2025 – Grupo CMA