São Paulo, 7 de março de 2025 – Apesar do resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do quatrotrimestre-cresceu 0,2% ter vindo abaixo do esperado-0,2%- e em 2024 -ficou em 3,4% contra 4,0%, oItaú mantém a estimativa de crescimento para a economia este ano.
“O resultado de hoje ficou abaixo das nossas expectativas, com alguma desaceleração nossetores de serviços e indústria e uma contribuição negativa do setor agrícola. Apesar dasurpresa negativa do consumo no último trimestre de 2024, esperamos alguma recuperação nosprimeiros meses deste ano. Com isso, mantemos nossa projeção de alta de 2,2% no PIB em 2025,segundo a equipe de macroeconomia do Itaú”.
Segundo o Itaú, “as principais surpresas negativas em relação aos nossos números vieram daagricultura e dos serviços. Do lado da oferta, a agricultura caiu 2,3% no trimestre (com ajustesazonal), enquanto a indústria expandiu 0,3% e os serviços aumentaram 0,1% na margem. Do lado dademanda, o destaque foi o resultado pior que o esperado no consumo das famílias (-1,0% navariação trimestral com ajuste sazonal, vindo de +1,3% no 3T24)”.
O principal destaque positivo foi a formação bruta de capital fixo (FBCF), que cresceu 0,4% notrimestre. As exportações caíram 1,3% na margem, enquanto as importações recuaram 0,1% na mesmaótica.
Soraia Budaibes – soraia.budaibes@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA