São Paulo, 29 de janeiro de 2025 – Os preços dos contratos futuros do petróleo operam em quedanesta quarta-feira, após um aumento nos estoques de petróleo bruto nos Estados Unidos e aredução das preocupações sobre o fornecimento da Líbia, enquanto o foco se voltou parapossíveis tarifas dos EUA sobre importações do Canadá e do México.
A Casa Branca afirmou ontem que o presidente Donald Trump ainda planeja impor tarifas de 25% sobre oCanadá e o México no sábado.
“Os preços do petróleo continuam dançando ao ritmo da orquestra tarifária de Trump, com astarifas sobre o Canadá entrando em vigor no sábado e potencialmente elevando os preços nosEstados Unidos,” disse Ole Hansen, chefe de estratégia de commodities do Saxo Bank.
O Canadá forneceu 3,9 milhões de barris por dia de petróleo para os Estados Unidosem 2023,aproximadamente metade das importações totais do país no ano, enquanto o México forneceu 733.000barris por dia, segundo dados da administração de informações de energia do governo dos EstadosUnidos.
“Os preços estão um pouco mais baixos depois que a Líbia anunciou a retomada das exportações eo API relatou um aumento semanal nos estoques dos Estados Unidos. Além disso, espera-se que aOrganização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) mantenha seu aumento de produção jáanunciado a partir de abril,” acrescentou Hansen.
Os estoques de petróleo bruto e gasolina dos Estados Unidos aumentaram na última semana, enquantoos estoques de destilados caíram, segundo fontes do mercado na terça-feira, citando dados doInstituto Americano de Petróleo (API).
A EIA, braço estatístico do Departamento de Energia dos EUA, deve divulgar seus dados semanais às12h30 de hoje.As preocupações com o fornecimento diminuíram depois que a Corporação Nacional de Petróleo daLíbia afirmou na terça-feira que a atividade de exportação estava operando normalmente, apósnegociações com manifestantes que exigiam a interrupção dos carregamentos em um de seusprincipais portos petrolíferos.
A reunião do Comitê Ministerial Conjunto de Monitoramento (JMMC) da Opep+ na próximasegunda-feira será mais uma fonte de incerteza no atual e imprevisível cenário político eeconômico”, disse Tamas Varga, analista da corretora de petróleo PVM.
O ministro da Energia da Arábia Saudita e vários de seus homólogos da Opep+ realizaram conversasapós o pedido de Trump por preços de petróleo mais baixos e antes da reunião da Opep+ napróxima semana, segundo declarações oficiais e fontes.
“O objetivo de Trump é forçar a Rússia, um dos aliados da Arábia Saudita e um peso-pesado dogrupo Opep+, a negociar e encerrar suas hostilidades contra a Ucrânia, reduzindo os preços dopetróleo por meio do aumento da produção. Os efeitos colaterais seriam a mitigação dainflação e a queda nos preços dos combustíveis domésticos essa é a lógica dos EstadosUnidos,” afirmou Varga.
Por volta de 9h28 (horário de Brasília), o preço do contrato do petróleo WTI negociado na Nymexcom entrega para março caía 0,43%, cotado a US$ 73,45 o barril. Já o preço do contrato do Brentnegociado na plataforma ICE, com entrega para março caía 0,47% cotado a US$ 77,12 o barril.
Erika Kamikava / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA