São Paulo, 3 de fevereiro de 2025 – O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, destacou a defesa dademocracia e a parceria com os demais Poderes como pontos importantes de seu mandato, que se encerraneste sábado (1º) com a eleição do novo comando da Casa. Em entrevista coletiva, Pacheco falousobre o legado dos quatro anos em que presidiu o Senado e afirmou que não se pode negar acapacidade dos senadores de trabalhar para entregar projetos, depois transformados em leisimportantes para o país.
“De todas essas realizações, todos esses marcos legislativos (que foram muitos), eu considero queo que deve mais nos orgulhar nesse período de quatro anos a todos nós, sem dúvida alguma, é adefesa que o Senado fez da democracia no Brasil. A defesa da democracia foi uma tônica que fez comque o Senado se unisse no momento de negacionismo e de ataques antidemocráticos, de negação àobviedade de que a democracia deve ser garantida no Brasil. Eu considero que esse é um legado detodos esses senadores da Mesa”, avaliou Pacheco.
Na entrevista, Pacheco agradeceu à Mesa do Senado e ao Colégio de Líderes, com quem trabalhoupara definir a pauta da Casa e os projetos prioritários para o país, independentemente de matizesideológicas. Ele citou ainda o reconhecimento aos servidores e colaboradores da Casa pela parceriano seu período à frente da Presidência e agradeceu aos senadores e à imprensa pelo trabalho nosúltimos anos.
Na coletiva de despedida, Pacheco lembrou ainda o trabalho conjunto feito com a Câmara, presididapelo deputado Arthur Lira. Para o presidente do Senado, apesar das divergências normais nademocracia, o trato sempre foi respeitoso e o resultado foi a entrega conjunta de leis importantespara o país. O agradecimento também incluiu os chefes dos Poderes Executivo e Judiciário.
“Quero também fazer um agradecimento a outros ao Poder Executivo, na pessoa do presidente LuizInácio Lula da Silva e todos os seus ministros, e também ao Poder Judiciário na figura do seuchefe, ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal, e a todas asinstituições e colaboraram conosco nesses quatro anos, que foram quatro anos muito marcantes,muito difíceis em alguns aspectos”, concluiu.
As informações são da agência Senado.
Copyright 2025 – Grupo CMA