Santander: na melhor Black Friday desde 2019, lojas físicas crescem mais que e-commerce

Uma image de notas de 20 reais
Relatório do banco cita movimentos recordes para Magalu e Mercado Livre
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  • Vendas online entre quinta-feira (28 de novembro) e domingo (1 de dezembro) totalizam R$ 9,3 bilhões, aumento de 10,5% sobre 2023
  • Levantamento Cielo mostra que segmento que mais se destaca é o de Supermercados & Hipermercados, com alta anual de 26,2%
Por Victor Marques

[AGÊNCIA DC NEWS]. Os varejistas estão comemorando a Black Friday 2024 e os investidores estão de olho. Segundo números preliminares do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), citados pelo Santander, as vendas aumentaram 16,1% na comparação anual, sendo 17,1% nas lojas físicas e 8,9% no e-commerce – ainda segundo o relatório do banco, de acordo com estudo da Confi Neotrust, as vendas online entre quinta-feira (28 de novembro) e domingo (1 de dezembro) totalizaram R$ 9,3 bilhões, aumento de 10,5% sobre 2023. “Os resultados robustos são os melhores desde 2019 e indicam uma mudança nas tendências de queda de vendas observadas nos últimos anos”, afirmaram os analistas brasileiros Ruben Couto, Eric Huang e Vitor Fuziharo, que assinam o relatório.

O levantamento da Cielo mostra que segmento que mais se destacou foi o de Supermercados & Hipermercados, com alta de 26,2%. Na sequência aparecem Drogarias & Farmácias (+21,7%), Vestuário (+18,2%) e Alimentação (+17,0%). Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, afirmou que esta Black Friday superou pela primeira vez o nível do período pré-pandemia e teve faturamento 15,2% maior que em 2019. “Uma das razões para essa alta foi o pagamento da parcela do 13º e de benefícios como vales exatamente no dia da Black Friday”, disse. “A última vez em que isso havia ocorrido foi justamente em 2019.”

EMPRESAS – Em seu relatório, o Santander analisa especificamente cinco empresas – Casas Bahia, Magalu, Mercado Livre e Shopee, além da CVC. Sobre Casas Bahia, o relatório destaca as vendas de bens duráveis, celulares e móveis, que cresceram aproximadamente 20% fazendo a rede “ganhar participação de mercado em categorias-chave, de acordo com dados da Neotrust, como celulares (+3,6 pontos) e ar-condicionado (+2,3 pontos)”. Em relação a Shopee, o banco diz que as receitas cresceram duas vezes em relação ao ano anterior, “impulsionadas por fortes vendas de eletrônicos e eletrodomésticos”.

Escolhas do Editor

Já Magalu e Mercado Livre tiveram performances recordes, segundo o Santander. No caso de Magalu, houve “recorde de vendas durante a Black Friday, chegando a R$ 1,2 bilhão, considerando apenas a sexta-feira (29), com crescimento anual de dois dígitos em todos os canais”. A Kabum, marketplace de venda de eletrônicos e produtos gamers do Magalu, foi um dos impulsionadores dos resultados: cresceu 17% na comparação anual considerando apenas os resultados de quinta e sexta-feira. Já para o Mercado Livre, “a avaliação é de que a empresa tenha atingido um recorde de vendas na Black Friday deste ano”, embora nenhum número tenha sido divulgado. O banco ainda chama a atenção para a CVC. “As vendas B2C aumentaram cerca de 40% durante o evento”. Novembro de 2024 foi destacado como o “melhor” novembro da empresa para operações tanto físicas quanto digitais de vendas.

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