Porto Alegre, 19 de maio de 2025 – Até a manhã desta segunda-feira (19), o Brasilcontabilizava a interrupção das importações de carne de frango e produtos avícolas por parte daUnião Europeia e de outros dozes países devido à confirmação de um foco de gripe aviária emuma granja de matrizeiros em Montenegro, no Rio Grande do Sul, na última quinta-feira (15).
A suspensão total das compras de carne de frango do Brasil ocorreu pela China, União Europeia,Argentina, Uruguai, Chile, México, África do Sul, Canadá e Coreia do Sul.
Outros quatro países suspenderam as compras de produtos carne de aves e produtos avícolas deforma regionalizada. O Japão suspendeu a compra de carne de frango apenas do município deMontenegro (RS). Já Filipinas, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos suspenderam as comprasapenas da área afetada pela doença.
Em meio ao cenário de preocupação que tomou conta do setor avícola, o analista de Safras &Mercado, Fernando Iglesias, destaca que uma boa notícia foi que os países do Oriente Médiosuspenderam as compras apenas a nível regional.
Iglesias afirma que outro ponto que precisa ser mencionado é o trabalho sério realizado pelasautoridades sanitárias do Brasil no que tange a ações de biosseguridade, pela forte presença dopaís no cenário global da carne de frango, tentando mitigar ao máximo os problemas causados peloprimeiro surto de gripe aviária em um plantel comercial.
Arno Baasch – arno@safras.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA