ACSP recebe Michel Temer em palestra sobre política nacional e mercado exterior

Uma image de notas de 20 reais
Ex-presidente retorna à entidade após evento fechado em agosto do ano passado
(Andre Lessa/Agência DC News)
  • Michel Temer participa de evento híbrido da entidade para debater o cenário brasileiro nesta segunda-feira (9)
  • Ex-presidente defende voto distrital, critica reeleição e volta a apoiar Reforma Trabalhista em evento na ACSP
Por Anna Scudeller

[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DC NEWS]
Nesta segunda-feira (9), a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) recebe o ex-presidente Michel Temer para uma palestra. Na sede da instituição, o membro da Academia Internacional de Direito e Economia (Aide) irá abordar o tema Brasil, cenário nacional e internacional. O evento do Conselho Político e Social (Cops) da ACSP é híbrido, com transmissão via Zoom às 10h.

O acadêmico e político esteve na entidade em agosto de 2025 a convite do Conselho Consultivo da ACSP. Na ocasião, defendeu a Reforma Trabalhista implementada em 2017 (Lei 13.467), que teve apoio da casa. Ele também reagiu às queixas de ter havido prejuízo aos trabalhadores. “Aprendam a ler a Constituição. Os direitos estão no texto da Constituição”, afirmou, referindo-se ao Artigo 7º. “Se quiserem tirar direitos dos trabalhadores, revoguem a Reforma Trabalhista. Mas leiam a Constituição primeiro.” Durante a palestra, disse ser a favor da proposta de voto distrital, defendida pela ACSP, e “radicalmente contra” o princípio da reeleição.

Em suas últimas aparições públicas, o político do MDB vem falando da falta de diálogo nas esferas públicas, que alimenta a “desarmonia do preceito constitucional, descumprimento da vontade do povo”. Segundo ele, cada governo que assume quer “destruir” as realizações do anterior. “Isso é ser contra o país”, afirmou em agosto. À época, usou de exemplo a então crise diplomática entre Brasil e Estados Unidos. Para ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deveria adotar uma postura mais amigável diante do presidente Donald Trump – mas afirmou que o governo americano cometia “excessos”.

Confira as informações da palestra:

Brasil, cenário nacional e internacional

Onde: Associação Comercial de São Paulo, Rua Boa Vista, 51, 9º andar, São Paulo (SP)
Quando: Segunda-feira (9) às 10h.
Inscrição para transmissão: Zoom.

Escolhas do Editor
Voltar ao topo